sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Avance de ré

Me perguntam o que sou.
A primeira resposta sai como um arfar cansado,
hesitando pelo que seguirá a resposta,
caso eu tenha que escolher um só lado.

Me afirmam o que são.
Primeiramente observo numa panorâmica que se aproxima lentamente.
De forma que quando vejo o olhar, já não creio no que diz ser.
Perco o interesse e volto o olhar para mim perguntando:
-E hoje, qual das minhas quero ser?!

Se precisasse decidir, me diria turista,
mas o que sobra em estranhamento deste lugar,
falta em desapego de onde eu queria estar.

Me disseram que o tempo dirá o que sou...
O tempo, como bom político que é,
Sempre vem com as mesmas promessas,
de que o futuro sempre tem as respostas.
Passando a bola e lavando as mãos...
O problema é que quando o futuro chega, vira presente.
O presente, nunca lembra o que o futuro iria mostrar.


Então nada mais tenho a dizer...
já que as respostas estão guardadas com o futuro...
este faz questão de se manter inalcansável.
Me contento com este nostálgico presente.
Máquina do tempo quebrada...
que só anda de ré...
em circuito fechado...
alta velocidade...

Vou lhe arguir sobre quem és.
Não me responda que o tempo dirá.
Já não creio nessas besteiras atemporais.
Só guardo o que vejo e o que sinto.
Todo o resto é perecível.
Bons tempos que não voltam mais...

3 comentários:

Chá dos Chatos disse...

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector

Me deparei com isso uma vez no seu perfil no orkut, e poucas vezes um aforisma mexeu tão forte comigo. A velocidade e a intensidade com que interagimos e mudamos e somos transformados pelos nosso própios pensamentos e palavras, simplesmente me apavora..

Helio disse...

Belo poema, Bia.
E não é o tempo que nos traz as respostas e sim as perguntas que se calam com o tempo...

Unknown disse...

sou beeeeeeeeeem careta quando se trata de pintura.Mas "as horas" sempre me deixa um tempao viajando ...